Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

APRENDIZADOS


No primeiro texto deste blog eu disse que "quando eu gosto genuinamente de alguma coisa, eu me interesso, não canso de aprender sobre aquilo e quero estar sempre atualizada no assunto." Pois é! Eu me apaixonei por esta diversão de escrever sobre São Paulo e me inscrevi em um curso do Museu da Língua Portuguesa sobre "blogagem". Se é para fazer, quero fazer bem feito!

Como no próximo dia 25 é aniversário de São Paulo o tema do curso é justamente a cidade e, além de praticar técnicas de escrita, tenho conhecido pontos de vista tão ricos e diferentes sobre os mais variados cantos, vistos através dos mais diferentes olhares! Que sorte a minha!

No primeiro texto deveríamos escrever sobre o bairro em que vivemos e eu já tinha feito isto aqui no blog.  Com isso, as minhas percepções e o conteúdo das minhas histórias vocês já conhecem, mas agora o formato é uma "narração tentando ser crônica", conforme eu mesma defini. Copio abaixo o texto de hoje e vocês também podem acompanhar no blog temporário que criei somente para o curso: http://triciaaprendendo.blogspot.com.


MOEMA


Ando por todas as ruas do bairro, converso com todos os porteiros dos prédios e encontro, enfim, um apartamento que caiba no meu bolso e onde cabem todas as minhas expectativas de vida nova.


Oito horas de sono por noite fazem parte da minha receita de bem viver e poder ser vizinha do prédio onde trabalho é o fator determinante na minha decisão.  As ruas arborizadas e a proximidade com o parque eu descobri muito mais tarde.


Para contrastar com o aviões que passam a cada dois minutos sobre mim, prefiro andar e conhecer os personagens do caminho. A japonesa da lavanderia, o palmeirense da padaria, o argentino do restaurante italiano e o pernambucano do salão de beleza fazem parte do meu cotidiano paulistano, que mistura todas as origens e enriquece meu dia-a-dia.


Os passarinhos batizam as ruas e visitam a minha floreira todas as manhãs. Confesso que não sei diferenciar o sabiá da cotovia, o bem-te-vi do pintassilgo, mas sei que eles estão aqui tornando o meu dia mais musical e alegre. 


A noite é segura e iluminada. Os cachorros passeiam com seus donos e os sensores de presença acendem as luzes dos prédios quando eu passo.  No interior do Rio Grande do Sul, onde eu nasci, depois que escurece ninguém sai a pé. Na maior cidade do país eu volto andando da pizzaria.


Meu projeto de vida inclui uma família grande e uma mesa de jantar com todos ao redor. Por enquanto, um apartamento em Moema onde caiba esta mesa ainda não cabe no meu bolso, mas eu sigo trabalhando para poder continuar perto do parque, que agora eu sei como é lindo!


Façam seus comentários!


Trícia

2 comentários:

  1. O texto ficou muito leve, gostoso de se ler. Há uma combinação muito sutil de seus sentimentos com o lugar, as pessoas e a natureza. Você está descobrindo esse mundo, sem fechá-lo, permitindo também ao leitor que o recrie. Parabéns, gostei muito!

    ResponderExcluir

Que bom que você acompanha o blog! Volte toda semana.

Powered By Blogger