Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

PROMESSA CUMPRIDA!

Após um intervalo ausente do blog e de São Paulo, voltei para casa e para a cidade onde eu me sinto em casa e percebi que estava na hora de reativar este espaço antes que os meus ilustres trinta leitores desistam de acompanhá-lo.


Como prometi no último post, iniciei 2010 fugindo do óbvio programa de verão – se é que tem como ser óbvio num lugar com tantas tribos – e visitei a cidade de Embu, mais conhecida como Embu das Artes, uma grande feira a céu aberto pertinho daqui. Eu já conhecia, mas desta vez fui num domingo e percebi que este é o dia mais movimentado por lá.

Há muita vida naquele lugar: gente, arte, cores, sons,... Visitantes locais, turistas falando alemão, artistas de muitas artes- origamis, papel machê, móveis artesanais -, cantores de MPB, de rock e até de musica dinamarquesa, maior surpresa do dia! Cada loja é uma descoberta diferente, uma surpresa com o bonito ou com o bizarro, algum artista interessante que te explica a arte dele, ou ainda algum vendedor tão pouco preparado que faz “maníacas por serviço” como eu acharem divertido que ainda existam estas pessoas no mundo!



Embu não é exatamente um lugar incomum. É muito parecido com Tiradentes, em Minas (muitas subidas!), com o Brique da Redenção em Porto Alegre, com a feira de San Telmo em Buenos Aires, com a Benedito Calixto em São Paulo, com o Mercado de Pulgas de Paris, com as galerias de Praga e provavelmente com outros muitos lugares que eu não conheço! Por isso mesmo, é um lugar que te faz lembrar de muitos momentos especiais e, se você não conhece nenhum dos outros, faz você viver um pouquinho disto tudo tão perto de São Paulo!

Depois de percorrer dúzias de lojas, subir e descer ruas, descobrir as alamedas e suas surpresas artísticas e praticar todas as suas habilidades de pechinchar (na maioria dos lugares funciona!), a melhor opção é sentar em um dos tantos bares da cidade, escolher um petisco, pedir uma caipirinha (ou uma cerveja para os que preferem!) e curtir a boa seleção musical dos jovens músicos locais que encantam!

Desejo que 2010 seja cheio de promessas cumpridas (por nós e pelos ilustres senhores que tentarão conquistar nossos votos!), de descobertas incríveis, de vida (bem vivida!), de arte, cores e sons vibrantes, como Embu e como este primeiro post do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você acompanha o blog! Volte toda semana.

Powered By Blogger