Pesquisar este blog

domingo, 12 de julho de 2009

CONTEXTO

Hoje sonhei que eu tinha um blog. Sonhei até sobre o que eu escreveria. E aí resolvi começar, prá ver no que dar. Mas vamos contextualizar esta história!

Ontem sai com a minha prima, que veio de Porto Alegre para trabalhar em São Paulo por três dias. Quando voltei prá casa pensei em como é bom morar aqui porque a maioria das pessoas com quem me relaciono tem motivos para vir prá cá de vez em quando. Tem gente que vem trabalhar (a maioria), outros vem fazer o visto para os Estados Unidos (impressionante a quantidade de gente que veio nos últimos doze meses!), assistir o Cirque du Soleil (este ano acabou a farra porque o Cirque vai estar nas principais cidades do país) ou até mesmo passar umas horinhas em Guarulhos esperando a conexão, como aconteceram algumas vezes este ano com amigos queridos.

Eu vim morar aqui há sete anos. Sou gaúcha e antes de mudar para São Paulo vivia em Florianópolis. Foi a razão para todos os meus amigos paulistanos acharem que eu era louca e que tinha deixado o paraíso para viver no purgatório. Com todo o respeito e carinho à Florianópolis e aos amigos queridos que tenho até hoje lá, eu não pertencia à Ilha da Magia! O ritmo da cidade era muito tranquilo para a minha velocidade e eu queria mais. São Paulo foi amor à primeira vista. Eu sabia que um dia eu moraria aqui e dizia isso para quem quisesse ouvir. O tamanho da cidade, a diversidade das pessoas, o acesso a tudo a qualquer hora do dia e o sentimento de estar onde as coisas acontecem me fascinavam e continuam me encantando. Sou uma apaixonada pela cidade de São Paulo e já escutei minhas amigas dizendo “eu gosto de morar aqui, mas não com a paixão da Trícia”. É verdade, no meu caso, é amor.

Quando eu gosto genuinamente de alguma coisa, eu me interesso, não canso de aprender sobre aquilo e quero estar sempre atualizada no assunto. Isto é muito verdadeiro na minha relação com esta cidade. Presto serviços de GPS para os meus amigos, com três clientes cativos que eu quero mais é que não aprendam a andar em SP nunca porque me fazem sentir muito paulistana quando me ligam prá saber como fazem para chegar em algum lugar. Eu realmente aprendi os caminhos. Testo, leio placas, estudo meu “Guia das Ruas de SP” e, quando não tenho outra opção, paro e pergunto. Mas pergunto uma vez só, depois eu aprendo.

Então (esta é a principal expressão paulistana que a minha família tira sarro quando uso no Rio Grande do Sul), considerando o meu sonho, o meu amor por São Paulo, a minha adoração por comunicação e a minha vontade de contar o que eu tenho prá dizer, resolvi que este blog será dedicado a falar de São Paulo, das coisas legais que encontro por aqui e das razões que fazem de mim uma paulistana de coração! Espero que gostem e que se apaixonem pela cidade, como eu!

Trícia



7 comentários:

  1. Tri,

    Primeiro, não tenho palavras para descrever como estou feliz por esta iniciativa sua. Adorei e acho que o blog e o tema são a tua cara!
    Também queria deixar aqui um depoimento: como curitibana que sou (e amo minha cidade!)sou apaixonada por São Paulo. Como você bem diz, não é amor, como o seu, mas é paixão.
    E devo dizer que esta paixão cresce a cada dia e isso é tudo culpa sua!
    É você que me leva passear e curtir São Paulo na parte da semana em que eu moro aqui.
    Você é a cara de São Paulo. Agitada, descolada, intensa e muito, muito acolhedora.
    Obrigada por me dar a oportunidade de conhecer São Paulo e você como eu conheço.
    Beijos e muito sucesso!

    Carolina Haro
    (tive que assinar porque não consegui postar de outro jeito que não fosse anônimo!)

    ResponderExcluir
  2. Trix,
    adorei o tema, o texto, o jeito de escrever. E mesmo sendo paulistana nata, tenho absoluta certeza de que vou descobrir muitas coisas por aqui... bão, pra quem já se perdeu tentando achar a Rua Normandia...
    Sinta-se beijada e incentivada a escrever aqui!

    ResponderExcluir
  3. Tricia (perua!!),
    achei tudooo de perfeito este blog!!! Amo São Paulo também e acho que São Paulo é a tua cara mesmo, assim como é a minha cara!!
    Ontem ouvi tu dizeres a frase mais paulistana de toda vida!! Para ilustrar a cena para quem for ler, estávamos chegando no Aurora e eu disse pra Trícia: "Trícia, aqui é proibido estacionar"! E ela com o ar mais paulistano impossível só respondeu: "eu não vou estacionar, em São Paulo não se estaciona o carro, tem manobrista em todos os lugares"!!! fala sério! Demaissss!!!
    Prima, te amo demais e sei que este é o teu lugar! Quem sabe um dia eu venha também pra cá!! Mas se eu viesse morar aqui, certamente precisaria que no meu carro tivesse o teto igual ao do AURORA! Gravado o mapa da cidade!! hahahahah
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Aeeeee Tri!!!

    Parabéns por este início.

    Isso aí, não esquecer de nossa linda terra. Poste algumas fotos dos pampas também.

    Super beijo,

    Márcio Ginri.

    ResponderExcluir
  5. Acho chique, acho fino, acho TUDO a sra escrever um blog e mais digno ainda, eh falar sobre SP. ADOREI!
    Ja assinei como acompanhante e coloquei um link no meu blog da sra.
    Ah, nao vou esquecer de dizer aqui que a sra. foi a grande responsavel pela a minha mudanca pra terrinha da garoa, ja que antes de vc me contratar, era de Mogi das Crizes...THANK YOU FOR THE RESCUE!!!
    Um beijo, SAUDADES.

    ResponderExcluir
  6. Trícia, tranquila?
    Meus parabéns pela iniciativa por expressar e compartilhar conosco suas impressões sobre São Paulo, os textos são muito bem feitos, eis alguns assuntos que você poderia comentar futuramente:

    1- Quando fico em São Paulo por algum tempo tenho vontade de ir embora; mas quando estou fora não vejo a hora de voltar...enfim esse antagonismo só essa cidade pode nos proporcionar.
    2- Certamente São Paulo deve ser a única cidade do mundo em que o taxista pergunta pro passageiro qual o caminho pra chegar no destino, incrível.
    3- Aqui nossos amigos são a nossa família, seja na hora da dificuldade ou nas "horas boas" contamos mais com os amigos do que com nossos parentes diretos, escrevo isso de uma maneira geral.

    É por aí...Beijão pra ti.

    Julio Medeiros

    ResponderExcluir
  7. Trícia,

    Te achei por acaso e adorei o seu blog:)
    Não sei se lembra de mim, sou a Ana Claudia que trabalhava no Blue Tree com a Miyuki e Sra. Aoki.

    Bom, parabéns pelo seu blog, adorei as postagens!
    beijos com saudades

    Ana Claudia
    ninha806@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Que bom que você acompanha o blog! Volte toda semana.

Powered By Blogger