Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FILOSOFIA DE BOTECO


Ufa! Passou o medo do meu primeiro post. Ontem coloquei o texto, divulguei para os amigos e fui fazer o que todo paulistano na minha idade que se preza faz no mínimo uma vez por semana: encontrar os amigos no boteco! Quando voltei pude ler as mensagens de gente muito querida incentivando a empreitada. Foi muito gostoso e me deu o maior gás para continuar. Recebi dicas excelentes, fotos especiais e me dei conta que eu vou ter que estudar mais sobre a cidade para trazer coisas que mantenham a minha meia dúzia de leitores interessada.

Mas, ainda no boteco, dois amigos mineiros de uma amiga de Brasília (assim são os grupos por aqui), que sequer sabem do blog, estavam comparando Belo Horizonte com São Paulo. Como eu não conheço BH, não pude opinar na discussão, mas me interessei pela forma de avaliar as duas cidades. Eles diziam que São Paulo é boa para viver, mas não é boa para morar. Como assim? O cara diz um negócio desses logo prá mim?? Fiquei intrigada e não sosseguei enquanto não comecei a escrever sobre isto.

Os significados do dicionário são bastante claros. Morar é “viver habitualmente em; residir, habitar”. Já viver, entre outras coisas, é “aproveitar a vida (ex.: com tanto dinheiro, não sabe viver). Escolhi este entre oito outros significados porque é também como eu interpreto. E aqui é um lugar muito bom para aproveitar a vida!

Para não ignorar o que é “morar em São Paulo”, confesso que é uma parte delicada e deve ser estrategicamente pensada quando alguém escolhe morar aqui. Lugar bom para morar é perto do trabalho, considerando que não podemos ignorar o caos que é o trânsito na cidade. Mas esta é uma cidade de escolhas, eternas escolhas. Dependendo onde se trabalha morar perto pode ser mais caro ou então, pelo preço, o apartamento pode precisar ser menor. A minha opinião é que levar dez minutos prá chegar ao escritório numa cidade como esta não tem preço. Porém, no meu apartamento não cabe a minha sonhada mesa de jantar de seis lugares! Eternas escolhas...

Já “viver em São Paulo” é o meu tema preferido. Esta é uma cidade de muitos encantos, para todos os interesses, culturas, horários e bolsos! É a cidade do superlativo. Tudo aqui é muito. Tem muita gente (e de muitos lugares), muitos restaurantes (ah, os restaurantes!), muitos cinemas (com filmes comerciais, cult, com cardápio de vinhos, com pré-estréias baladas, com dias de sessões por dois reais), muitos teatros, muitas lojas, muitos times de futebol (o certo não é ter só dois?), músicas de todos os cantos e de todos os preços (já vi gente pagando 500 reais num show e eu mesma já paguei quatro reais para assistir o Nando Reis no Sesc). Além disto tudo, alguém já viu as flores dos canteiros das avenidas 23 de Maio e Faria Lima? São muitas! Às vezes mostro para alguém e a pessoa se espanta. Numa cidade onde todo mundo tem pressa, onde o foco é trabalhar e “ganhar a vida”, é preciso aprender a viver aqui.

Aprender a viver aqui é admirar a cidade como ela é. Outro dia passei com uma amiga de Florianópolis por uma ponte da Marginal Pinheiros num fim de tarde e a fotografia da janela do carro era de muitas pistas cheias de carros, o sol se pondo e muitas luzes, dos prédios, dos carros, dos helicópteros, de tudo. Eu mostrei a vista prá ela com um orgulho bobo dizendo “olha que linda esta vista”. Ela começou a rir porque vista linda prá ela é ali naquele mirante descendo o morro da Lagoa, sabe? Para mim a beleza daqui está na velocidade, na capacidade acolhedora, no contraste entre o asfalto e o verde, no tamanho, nas muitas luzes, na miscelânea sonora, nos ipês de novembro e nos longos papos com as mais variadas pessoas que encontro no caminho, nos inúmeros sotaques e idiomas que se escuta por aí.

Li um texto na Folha de São Paulo que dizia assim: “Mas o coração da América Latina é aqui. Vá lá que o centro geodésico da América do Sul fique na Chapada dos Guimarães, a capital em Brasília, o pulmão do mundo na Amazônia, que a mais linda cidade seja o Rio de Janeiro, a mais agradável, Salvador, a mais combativa, Porto Alegre, a modelo de consumo, Curitiba, a que tem mais mangueiras, Natal... Mas o coração está aqui. Não por São Paulo ser a locomotiva do Brasil, a cidade que não pode parar, ou porque tenha importância econômica capital, ou por ser uma das mais antigas do Brasil, nem mesmo por ser a meca dos emigrantes esperançados de um futuro melhor. Nada disso. O coração da América Latina é aqui porque esta é a cidade que mais emoções provoca: mais amor, mais horror”.

Se você escolher morar aqui escolha também VIVER aqui. Escolha amá-la, aproveite a imensidão de coisas que ela oferece e opte pelo olhar de um aprendiz, pela atitude de provar o que é novo e pela possibilidade de conhecer histórias, pessoas, culturas, hábitos e costumes de todos os lugares do mundo!

A foto foi doada pelo meu amigo-fotógrafo-nas-horas-vagas Samuel Squarisi e representa um pouco da beleza que eu quero contar.

Boa semana,

Trícia

12 comentários:

  1. nice place hah..can we be friends? i like your work...it makes me think of places like yours..how it is to live out thier

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente começa nao pára mais...tu vai ver... Escrever é muito bom! Do pouco que conheço A-D-O-R-O Sao Paulo. Ha um tempo atrás escreví um artigo para uma revista que começava assim: "Llegar a São Paulo en avión asusta un poco. Un mar de rascacielos y un horizonte de alquitrán son el primer paisaje que divisamos por la ventanilla. Pero al mirar la ciudad desde arriba suelo pensar en ¡cuánta vida hay ahí abajo! Además de las oportunidades profesionales, ¿qué tendrán esas ‘ciudades monstruo’ para seguir fascinando a miles y miles de personas? La respuesta supongo que es esta: vida, mucha vida.

    Las ciudades, como los hombres, necesitan tener alma. Y el alma de las ciudades son sus habitantes, sus historias, sus acontecimientos, su memoria… Y São Paulo tiene una gran existencia..."

    Acho que tem a ver com a relaçao que vc fez sobre VIVER Sao Paulo.

    ADOREI A IDEIA e a partida do blog. Parabéns e FORÇA! Beijao desde Madrid

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudades da MINHA cidade. To voltando no mes que vem.
    Olha so esse texto do W. Olivett, e a sua cara:
    http://pestanices.blogspot.com/2009/05/vambora-vambora-olha-hora-vambora.html
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Tri Gaucha está mais para Tri Paulistana! Bela colocação... adorei o texto e acho que você leva jeito pra coisa. Nos faz pensar em como rever nosso jeito de olhar as coisas. De fato existe beleza e felicidade em lugares mais próximos do que imaginamos... ou percebemos.
    Boa sorte como Blog e extravaze seu jeito falante também na escrita...rsrs ;-) beijos Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Tri, o blog tá ótimo!!! E vai ser o grande companheiro dessa mais nova paulistana daqui pra frente...
    Ainda to aprendendo a ser São Paulo, mas já estou me sentindo em casa (só falta o apto mesmo, rs).
    Vou pensar em tópicos/assuntos/dúvidas pra você escrever.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Uma das escolhas mais interessantes que eu fiz na minha vida foi ter vindo para São Paulo. Ser assessorada pessoalmente, por telefone e agora por escrito...é um privilégio!!!
    Adorei seu blog! Bjkas!!
    Giulia

    Ah...não esquece de colocar o mapa com a rota detalhada!!! :)

    ResponderExcluir
  7. Hello!! Ameeeeeeeei, parabéns pela iniciativa. Meu, sabe que vc escreve bem pra caramba! rs...
    Principalmente pq eu amo esta cidade. Já disse milhares de vezes que "não quero ver meus filhos crescerem aqui" ou então, "não quero envelhecer aqui nesta cidade que muito é tudo e tudo é sempre muito"... Pra dizer a verdade, eu adoro viver, ser, estar, morar em Sampa.

    E, enquanto o destino permitir... eu vou continuar curtindo tudo o muito e muito o tudo que esta cidade tem a oferecer!

    Desde que você chegou, você nos recebeu muito bem, não é demais?

    Um super beijo, sucesso e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Trícia....
    Perto do texto a foto tá péssima...
    Vou pensar 2x antes de enviar mais fotos....
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Tricia Maria

    Você está se revelando uma bela cronista, do espetaculo e, acredito, mágico de morar em SP...morei em Campinas e, nas minhas folgas, ia direto pra São Paulo viver por um dia o que a vida paulistana tinha a oferecer...amo o Rs, mas não descarto a possibilidade de viver aí, e, viver no sentido amplo da palavra, como tu mesmo escrevestes...quem sabe um dia não estaremos tomando um chopp e comentando sobre o viver paulistano? Parabens e beijos...

    ResponderExcluir
  10. ADorei o texto !!!!
    bjs
    Cris Pieroni

    ResponderExcluir
  11. Querida,
    Acho que vc vai acabar escrevendo um livro!!! Até fiquei com saudade de São Paulo!!! Ah se todos pudessem enxergar as coisas boas de cada lugar, todos seriam menos stressados e mais felizes!!! O mundo seria mais alegre!!! :o)
    Parabéns pelos textos! Estão otimos!!! E pode ir avisando qdo tiver atualizações porque estou adorando!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  12. Tricia, parabens pelo blog!!! Esta mto bom!!! Pena q eu so conseguir acessar hj...

    Talvez vc nao va se lembrar de mim, mas eu a conheci num bar na Vila Madalena, mto tempo atras... Acho q faz uns 4 anos e depois disso nunca mais nos vimos e nem mesmo nos conversamos por nenhum outro canal... Mas, fiquei mto feliz em ver o seu e-mail falando do seu blog...

    Nasci em Sao Paulo e amo essa cidade acima de tudo!!!! Infelizmente, ou felizmente, moro na Australia, mas se tem alguma coisa nessa vida q eu sinto mta falta por aqui eh da minha cidade... Nao existe nada no mundo comparado com Sao Paulo... Vc tem tudo o q quer, a hora q quer... Nao tem como se sentir sozinha... Talvez alguem venha a achar q o q eu sinto falta do q todo brasileiro tem, mas nao eh verdade... Eu sinto falta da loucura de Sao Paulo, das luzes da cidade, do barulho caotico e ao mesmo tempo harmonioso, das varias opcoes e ir ao mesmo lugar sempre, da vida cultural, de todos os estilos, de todos os gostos e de todos os precos... As vezes ate falta do transito eu chego a sentir (ta bom!!! rs... Tb nao eh assim, mas o povo aqui na Australia dirige mto mal e acham q podem fazer tudo... Ainda bem q tudo aqui tem proporcao menor, toda a populacao da Australia esta so na cidade de Sao Paulo, pq senao o negocio ficaria feio), mas como vc mesma disse em outro post, tudo sao escolhas!!!!

    Mas, parabens pela iniciativa!!!! Sao Paulo tem mto tema a te oferecer!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você acompanha o blog! Volte toda semana.

Powered By Blogger