Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2009

MUITA MÚSICA E POUCA ABOBRINHA, POR FAVOR!

Os três primeiros textos do blog vieram facilmente, como se já estivessem dentro de mim e tivessem sido transformados em palavras que queriam ser divididas com os amigos. O quarto já não está tão fácil. Durante toda a semana penso em muitas coisas para escrever, anoto no caderninho que anda sempre comigo (um que ganhei da minha mãe e diz “conhecimento” na capa, prá ver se ajuda a criatividade!) e depois fico me censurando, achando que o assunto não será interessante para quem irá ler. Posso garantir que a pior crítica é a autocrítica. Mas, inspirada pela frase do brasão de São Paulo, em latim "non ducor, duco", cujo significado em português é "não sou conduzido, conduzo", aqui estou eu lutando contra a minha própria censura e cumprindo com o meu compromisso comigo mesma de publicar um texto por semana. Eu definitivamente preciso me levar menos a sério! :)

A minha última semana não foi diferente das outras – encontrei outra prima amada visitando a cidade, conheci mais gente que recém mudou para cá e ainda está entendendo como viver aqui, fui a um restaurante que eu ainda não conhecia, aos outros bastante conhecidos e trabalhei, como de costume, como uma legítima paulistana (muito!). E em todos estes ambientes e com todas estas pessoas conversei sobre o blog e sobre a minha querida São Paulo. Eu estou tão feliz com esta nova atividade que estou ficando chata com este assunto. Ouvi muitas pessoas dizendo que vão conferir as dicas sobre a cidade no meu blog, mas sei que até agora fui muito sentimental e pouco prática. Então, esta semana, o texto é dedicado às indicações de lugares que eu gosto muito. Estréio hoje com duas categorias e dois lugares por categoria.

OS RESTAURANTES

Bráz

A pizzaria que eu mais frequento é aqui em Moema, na Graúna, mas tem outras em Pinheiros, Higienópolis e Morumbi. E como os paulistanos são bons de negócio, já há filiais em Campinas e no Rio. As pizzas Massarico e Caprese são excelentes, os cornicciones de entrada são ótimos e o azeite com alho (para quem gosta de alho) é bem melhor que o normal. A minha amiga Mariana é apaixonada pela pizza chamada Bráz, de abobrinha, mas eu costumo dizer que tem gosto prá tudo! A minha opinião é que pizza e abobrinha não combinam, mas eu respeito! A carta de vinhos também é muito boa e o site deles é www.casabraz.com.br. Além das filiais tradicionais ainda há o Quintal do Braz, na Vila Mariana, com o mesmo cardápio e uma decoração mais moderna, que também é uma excelente pedida. Vale dizer que domingo é o dia oficial da pizza aqui em São Paulo, quando todas as pizzarias estão cheias.

Gardênia

O restaurante é super charmoso e fica em frente à Praça dos Omaguás, em Pinheiros, que aos finais de semana recebe feirinhas de artesanato. O lugar é muito gostoso e, além de ficar em frente à praça, há uma Fnac ao lado, que é parada obrigatória antes ou depois do almoço (eu não conheço o gosto da minha fiel “meia dúzia de 18 leitores”, mas eu a-do-ro a Fnac)! A especialidade deles é em receitas com carne de cordeiro, mas também servem risotos deliciosos (o de calabresa com rúcula é meu favorito!). O serviço é simpático e eles sabem fazer o cosmopolitan direitinho. Abriu recentemente uma filial na Rua Gabriel Monteiro da Silva que depois do jantar vira ‘baladinha’ e escutei que também é super agradável e concorrido, mas ainda não conheci. O site é www.gardeniaresto.com.br.

OS LUGARES COM MÚSICA AO VIVO

Soulive

O bar fica num sobrado da Rua Normandia, em Moema. A rua é toda de sobrados, com lojas, bares e restaurantes e é um daqueles pedaços de São Paulo que você sente como se estivesse em outro lugar. No site oficial o bar está muito bem definido: “Soulive, como o próprio nome diz, é onde a alma vive. Um espaço aconchegante, confortável, que inspira prazer.” A música varia de acordo com o dia da semana, mas estão no cardápio musical bossa nova, blues, jazz e funk groove. O lugar é bem pequeno e vive cheio de músicos e de amigos dos músicos que sempre acabam participando do show. Um dos donos toca gaita de boca muito bem e vive dando canja nos shows. A sensação gastronômica deste inverno lá é o camembert na pedra, acompanhado de pães e geléias. É um lugar muito gostoso e com um astral especial! Conheça o site www.soulive.com.br e o bar!

Grazie a Dio!

Eu tenho dificuldade de definir o lugar porque é restaurante, bar e sempre tem uma banda tocando. A música varia entre samba-rock, samba, jazz, funk, bossa nova e chorinho. A casa já ganhou várias vezes o prêmio da Vejinha de melhor lugar de música ao vivo. Lá eles servem comida mediterrânea e a decoração é divertida, despojada e colorida. É um lugar descontraído para curtir boa música, dançar, dançar e dançar! É impossível ficar parado e não cantar junto com a banda. E tem a cara da Vila Madalena! Fica na Rua Girassol e o site é www.grazieadio.com.br.

Esta brincadeira de indicações é muito prazerosa de fazer. Já tenho no mínimo mais uns dez nomes de lugares que passam pela minha memória neste momento, mas os guardarei para outros textos com pouca inspiração. O mais curioso é que sempre que vamos decidir aonde ir, pensamos, pensamos e acabamos indo aos mesmos lugares. A sensação é que estamos numa cidade sem opções. Outro dia, num rompante de criatividade, fomos parar no Thai Gardens, um restaurante de comida tailandesa que também é muito legal, mas que não faz parte do roteiro habitual. Foi uma alegria porque parecia que estávamos de férias, num lugar diferente do roteiro-nosso-de-toda-semana. Vários amigos já se disponibilizaram a me acompanhar nas pesquisas de outros lugares diferentes e legais para publicar aqui, então espero ter sempre novidades e boas dicas. Aos conhecedores de outras boas dicas sobre a cidade, colaborem e escrevam comentários aqui no site ou e-mails para tricianeves@hotmail.com.

Tirei esta foto ontem lá no Grazie a Dio! A decoração não é uma gracinha?

E se este texto tivesse trilha sonora, escolheria Sá Marina, na voz de Wilson Simonal, gravada em 1979: dançante, brasileira e de qualidade. Confira no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=KIPPmocSwtc.

Espero que a semana de vocês seja quente, independente dos termômetros lá fora!

Trícia

3 comentários:

  1. Trícia!!!
    então estou eu aqui, de novo, comentando e comentando.. porque na verdade gosto de ler tanto quanto gosto de escrever e principalmente de falar! hehehehe
    Conheço pouco São Paulo, mesmo já tendo ido diversas vezes e o que acontece é isso.. volto sempre nos mesmos lugares, porque em geral são sempre opções diferentes, com ótimo atendimento e lugares que me sinto em casa.. então acabo querendo voltar a estes lugares. Pizzaria Braz.. nossa, demais! E concordo que a pizza de abobrinha possa parecer estranha, mas também concordo que é muitoooo boa!!!
    Então é isso.. não seja tão crítica, teus posts estão ótimosss!!! e SP tem um mundo de possibilidades interessante pra quem ama esta cidade!
    Super beijo!
    Bru

    ResponderExcluir
  2. Sao Pauloooo! Amo comer e honestamente, nao conheco cidade melhor que SP pra isso.
    Vou dar aqui a minha dica. O nome do resto eh: DON MARIANO e fica na Joao Cachoeira, logo depois da Ofner do lado direito da rua, antes da Pedroso Alvarenga. Eh o melhor Happy Hour que eu conheco. Tem um cardapio especial com um tiragosto mais gostoso que o outro, os precos sao sensacionais e a cerveja trincando de gelada. Os garcons sao rapidos e o lugar eh frequentado por uma galera jovem, na faixa dos 25-35 anos que trabalha por ali. Muita gente a publicidade. Sugiro o ceviche e a coxinha de abobora com carne seca.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Tri, estou adorando seu blog e o leio sempre! Ja me identifiquei em vários textos, só que to virando de mané da ilha pra uma quase carioca!!
    Aqui no Rio sou frequentadora assídua do Braz, de ir finais de semana consecutivos, sou daquelas que gosta da pizza de abobrinha também...hehehe, mas a paulistana e a 4 queijos especiais são ótimas opções!
    Beijão
    Sara

    ResponderExcluir

Que bom que você acompanha o blog! Volte toda semana.

Powered By Blogger